Um homem acusado de tráfico de drogas foi preso na madrugada desta quarta-feira (7), com quase 16 quilos de maconha, em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. A prisão foi feita por policiais militares da Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) da Companhia de Polícia de Choque da Polícia Militar. Além dos 15,6 quilos de maconha, com ele os policiais apreenderam um colete balístico, semelhante aos usados pela Guarda Municipal de Curitiba. O suspeito foi preso em casa, no bairro Capela Velha II.
A prisão teve a participação direta da comunidade. Foi uma denúncia anônima que levou as equipes da Rone até o endereço, na Rua Flamingo. Ao perceber a chegada da polícia, ele tentou fugir e jogou uma arma no terreno da residência. A pistola, calibre ponto 40, apreendida na seqüência, estava com a numeração raspada. Os 15 tabletes de maconha envoltos em fita adesiva foram apreendidos no quarto do acusado. Os policiais ainda recolheram R$ 120 em dinheiro, que seriam resultado da venda de droga. O suspeito foi encaminhado à delegacia de Araucária, onde a ocorrência foi registrada.
Uma das ferramentas que a população tem para repassar às autoridades informações sobre tráfico de drogas é o telefone 181 Narcodenúncia. A denúncia pode ser feita de qualquer lugar do Paraná através até mesmo de telefones públicos. A ligação é sigilosa e o denunciante não é identificado. Além disso, há garantia que tudo o que é informado é investigado. Cerca de 50% dos casos são resolvidos de forma imediata e os demais prosseguem em investigação, com o trabalho das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. Os atendimentos são realizados por funcionários civis e por militares nos quartéis da Polícia Militar.