Quase uma tonelada de maconha foi apreendida pela Polícia Militar (PM) na última semana, no Paraná. A primeira apreensão ocorreu no município de Entre Rios do Oeste, na última quarta-feira, quando policiais militares encontraram cerca de 400 quilos da droga em um veículo localizado às margens do Lago de Itaipu.
A maconha estava em vários tabletes, de aproximadamente 2 quilos cada, e o carro estava abandonado. A segunda apreensão foi realizada em Nova Esperança, próximo a Paranavaí, na última quinta-feira.
Desta vez, os policiais encontraram pelo menos 360 quilos da droga em um carro na PR-463. Houve perseguição, e o motorista chegou a atirar contra os policiais. Ninguém ficou ferido.
“Muito provavelmente a droga é de origem paraguaia e a distribuição seria feita no Paraná e São Paulo, mas o patrulhamento da PM evitou”, contou o tenente do 8.º Batalhão da Polícia Miliar, Josoel Martins, que participou da ocorrência.
Segundo ele, os policiais estavam em patrulhamento quando encontraram o veículo Fiesta. Eles exigiram que o condutor saísse do carro, mas ele não obedeceu, o que deu início à perseguição.
Já os outros 400 quilos de maconha estavam em um veículo Focus com placas de Rio Grande (RS), na beira do Lago de Itaipu. Havia droga tanto no porta-malas como nos bancos do carro.
Neste caso, o condutor também acabou fugindo (uma parte no veículo, e outra, a pé), largando o veículo na estrada. A ação resultou de um patrulhamento que era feito no início da noite.
A equipe circulava pela estrada, conhecida na região como Boa Esperança, no momento em que os policiais avistaram o carro Focus em situação suspeita. Segundo a PM, não é comum ocorrerem apreensões desse porte em Entre Rios. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181.