A polícia prendeu 63 pessoas, desde o começo da Operação Viva o Verão, em 19 de dezembro, até segunda-feira (18), por dirigirem veículos embriagadas. Já foram feitas 289 prisões, no litoral, e a embriaguez aparece como principal motivo. Em segundo lugar está o tráfico de drogas, com 54 prisões, e em terceiro, o furto, com 53 presos.
Segundo o tenente Olisnei Oleandro Wurmli, relações públicas da Polícia Militar na Operação Viva o Verão, o maior número de prisões foi em trecho urbano. Diariamente a polícia realiza operações e abordagens para combater as irregularidades no trânsito.
“Os policiais observam e notificam todas as contravenções e crimes nas ruas do Litoral. As pessoas precisam se conscientizar que, mesmo na praia, há leis e regras que não podem ser desrespeitadas”, alerta o tenente. “O risco de beber e dirigir é muito grande e as pessoas precisam se preocupar com isso.”
O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Companhia Tática Móvel de Trânsito reforçam as ações de combate aos crimes nas ruas do Litoral. Nos finais de semana, quando aumenta o número de pessoas e veículos nas praias, o efetivo da polícia é reforçado.
Estradas
Para o capitão Valdir Carvalho de Souza, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária no Litoral, os motoristas devem ficar atentos ao pegar a estrada. “Durante nossas operações de fiscalização, se o condutor apresentar sinais de embriaguez, ele será convidado a fazer o teste do bafômetro. Caso recuse, poderá ser preso da mesma maneira”, disse.
De acordo com o delegado Valmir Soccio, coordenador da Polícia Civil na Operação Viva o Verão, desde o começo da temporada, a embriaguez ao volante aparecia em terceiro, dentre os principais motivos de prisões no Litoral. “Nas duas últimas semanas, este crimes passou o tráfico de drogas e o furto”, disse.
Durante a abordagem dos policiais, eles podem pedir para que o condutor do veículo faça o teste do bafômetro. Se o aparelho indicar que o motorista tem de 0,09 a 0,29 miligrama de álcool por litro de sangue, pagará multa de cerca R$ 1 mil e terá a habilitação suspensa por até um ano. Se a dosagem alcoólica for superior a 0,29 miligrama por litro, o motorista será preso em flagrante.
Última temporada
Durante a última Operação Viva o Verão, a polícia prendeu 124 pessoas por dirigirem bêbadas. Este número representou o segundo motivo das 681 prisões que foram realizadas durante toda a última temporada.