A Secretaria da Segurança Pública deu início na manhã deste sábado (4) à Operação Eleições 2008. A partir das sete horas da manhã, o Tribunal Regional Eleitoral começou a distribuição das urnas eletrônicas em todos os locais de votação. Em Curitiba, são 3.504 urnas eletrônicas em 400 locais de votação.
A Polícia Militar acompanhou a entrega e a instalação das urnas nas seções eleitorais pelos funcionários da Justiça Eleitoral e pelos agentes dos Correios. Com isso, a Secretaria garante a segurança no processo de escolha dos prefeitos e vereadores nos municípios.
“Este esquema de policiamento para o dia das eleições é montado de maneira coordenada com o Tribunal Regional Eleitoral. Todo o efetivo da polícia está nas ruas para dar tranqüilidade aos eleitores. A exemplo das outras eleições, tudo deve transcorrer dentro da mais absoluta normalidade”, afirmou o secretário de Estado da Segurança, Luiz Fernando Delazari.
Fiscalização
Durante todo dia, o major Arildo Luis Dias, que coordena a operação pelo Comando do Policiamento da Capital, fiscaliza as atividades da Polícia Militar. “Temos um esquema montado para que todos os locais de votação sejam monitorados. Serão feitas rondas com viaturas, motos e a pé”, disse o major.
A operação Eleições 2008, iniciada na manhã deste sábado, só vai terminar na noite de domingo (05), podendo se estender pela madrugada de segunda-feira (06), dependendo da movimentação após o término da eleição. Em Curitiba e na Região Metropolitana, além do trabalho de policiamento ostensivo, a Polícia Militar está atuando em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral para garantir a total segurança dos eleitores e dos funcionários que estão trabalhando no pleito.