Pescando bagres em local e época proibidos por lei, João César da Silva, conhecido como “Ferramenta”, 36 anos, foi preso no final da tarde de domingo em Guaratuba pela Polícia Florestal do município. O pescador foi detido em flagrante com 31 quilos de bagre do tipo guiri. Os peixes estavam “ovados”, isto é, em época de reprodução. O defeso do bagre (época em que é proibida a pesca) vai de 1.º de janeiro a 31 de março. Além disso, “Ferramenta” estava em local proibido, dentro do canal de entrada da baía de Guaratuba, conhecido como “porto velho”.

O pescador foi levado para a delegacia de Guaratuba, onde continua detido. Conforme explicou o cabo Santana, comandante do Patrulhamento Aquático da Polícia Florestal de Guaratuba, a multa por infringir a lei federal 9605/98 varia entre R$ 700,00 e R$ 100 mil, além de dez reais por quilo de peixe. “Estamos aguardando o laudo da marinha e da delegacia para que seja determinada a multa”, comentou o cabo Santana.

A polícia apreendeu também o equipamento do infrator, que é pescador profissional: o barco de seis metros e duas redes de náilon, uma de 300 metros e outra de 100 metros. O comandante disse que a polícia tem feito apreensões quase que diariamente nesta temporada. Além do bagre, a época é de defenso de diversos outros tipos de peixes, que buscam abrigo na baía de Guaratuba para se alimentar e reproduzir.

continua após a publicidade

continua após a publicidade