Perto de 700 quilos de palmito ilegal foram apreendidos por policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal, comandados pelo tenente Daniel Piculski, às 10h de ontem. Com mandado de busca e apreensão, os policiais encontraram a mercadoria em duas casas, no Uberaba e Cajuru, junto com oficiais de Justiça e fiscais da Secretaria de Vigilância Sanitária de Curitiba.
As duas residências pertencem à mesma pessoa e foram investigadas ao mesmo tempo. O proprietário, localizado no Uberaba, foi questionado pelos fiscais sobre a autorização para o armazenamento dos produtos. Ele disse que iria pegar os documentos, mas escapou pela janela de um dos quartos e fugiu pelos telhados da vizinhança. Até a noite, o homem não havia sido localizado pela polícia.
Os palmitos em conserva estavam em 1.035 vidros de 330 g, 193 de 1.800 g e em uma lata com capacidade para 3.300 g. Além desse material, também foram apreendidas caixas com tampas para os vidros e com 6 mil rótulos de empresas diversas. A casa do Cajuru funcionava como escritório e lá foram encontrados um computador e impressoras para os rótulos, além de outros equipamentos e documentos da empresa clandestina.
A polícia também recolheu uma Kombi com diversas caixas com vidros de palmito industrializado e uma camioneta Toyota, com a mesma mercadoria. O material foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Segundo a polícia, o infrator já havia sido preso pelo mesmo delito.
Crimes ambientais podem ser denunciados pelo Disque Força Verde, 0800 6430304, e pelo telefone do Batalhão de Polícia Florestal 3383-1176.