Uma operação desencadeada pela Polícia Federal (PF) resultou na prisão de oito pessoas, na manhã de ontem, na Região Metropolitana de Curitiba. Os detidos são acusados de formar uma quadrilha especializada em furtos qualificados e estariam planejando o seqüestro de gerentes de bancos para facilitar o roubo a esses estabelecimentos. Foram presos João Sadi da Silva França (apontado como o líder do grupo), Aldeir da Silva Arruda, Valdir Chagas de Morais, Valdecir de Souza, Alceu Martins de Arruda Júnior, Edegar Mendes Gomide, Inaldo Lima Silva e Andressa da Silva Arruda. A PF ainda está atrás do nono integrante da quadrilha.
O delegado da PF Gilberto Castro, responsável pela Operação França (nome dado em função do sobrenome de um dos acusados), explicou que os suspeitos foram detidos após um mês e meio de investigações. ?Passamos a monitorá-los depois de um assalto a uma agência da Caixa Econômica Federal, ocorrido no final de junho, em Colombo?, disse o delegado. Naquele furto foram levados R$ 78 mil. ?Entramos na investigação porque, ao mesmo tempo, recebemos denúncias sobre uma quadrilha envolvida com roubo de carga interestadual?, acrescentou Gilberto.
Embora nada tenha sido apurado sobre o roubo de carga, os policiais levantaram informações sobre três furtos ocorridos em agosto, que teriam a participação da quadrilha. Dois deles aconteceram no Xaxim, num posto de combustível e numa loja de material de construção. O terceiro furto foi numa madeireira em Colombo, ocasião em que os assaltantes mataram por envenenamento três cachorros e destruíram a central de alarme. ?Sempre armados, eles arrombavam cofres e estudavam o sistema de alarme. Alguns entravam e outros cuidavam do lado de fora. Um dos integrantes copiava os sinais da polícia com um rádio?, detalhou o delegado, sobre o modo de agir dos criminosos.
A prisão do bando aconteceu no momento em que eles planejavam o assalto a uma agência do Banco do Brasil, no município de São João do Triunfo, próximo a Palmeira. De acordo com Gilberto, eles tinham tentado o furto neste final de semana, mas não conseguiram. ?Até chegaram a matar alguns cachorros da vizinhança?, lembrou o delegado. Os policiais resolveram prender os suspeitos porque as investigações indicavam que o grupo pretendia seqüestrar gerentes de bancos para facilitar a entrada aos cofres.
Às 6h de ontem, foram cumpridos oito dos nove mandados de prisão expedidos pela Vara de Inquéritos Policiais (VIP) e pela Vara de Execução Penal de Curitiba (VEP). No cumprimento de um dos mandados, um suspeito chegou a efetuar um disparo de dentro da casa, mas ninguém ficou ferido. Com o grupo foram apreendidos uma pistola, três revólveres e o rádio utilizado para acompanhar o trabalho da polícia. Segundo o delegado, eles irão responder por furto qualificado, formação de quadrilha e tentativa de homicídio, entre outros crimes que ainda serão apurados.