Operação da Polícia Federal resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de quase uma tonelada de maconha, no início da noite de quinta-feira.
A droga, dividida em tabletes de um quilo, estava escondida entre a carga de caixas de madeira e também em um Renault. Segundo a PF, a droga vinha, possivelmente, do Paraguai, com destino à Baixada Santista, em São Paulo.
Emerson Zardo, 46 anos, morador no Portão, em Curitiba, e os paulistas Wagner Lima de Paula, 36, Ivan Aguiar Barreto, 21, e Elinaldo de Oliveira Santos, 34, foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal e autuados por tráfico internacional de drogas.
Porta-malas
A investigação já estava em andamento há alguns meses, mas foi na tarde de quinta-feira, em Quitandinha, que o quarteto entrou em ação efetivamente.
Emerson, Ivan e Wagner foram detidos no Renault, levando 200 quilos de maconha no porta-malas. Eles indicaram um barracão, no mesmo município, onde um caminhão estaria carregado com mais droga. Segundo o agente Menosso, a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para bloquear a rodovia e interceptar o caminhão.
Por volta de 20h, Elinaldo Santos, juntamente com um ajudante identificado apenas como Pedro, saiu com o caminhão do barracão e foi até o Contorno Leste. ?Quando eles viram que havia bloqueio policial, o ajudante saltou do caminhão e conseguiu fugir?, disse o policial Cidade. Na carroceria, a polícia encontrou pouco mais de 800 quilos da droga.
Tijolos
O motorista, morador em Praia Grande, disse que foi contratado para buscar uma carga de tijolo. ?Quando chegamos no barracão, eles me levaram para um hotel e saíram para carregar. Fiquei surpreso quando vi o caminhão carregado de caixas de madeira?, contou.
Wagner já tinha contra si um mandado de prisão em vigor; além disso, ele tem duas passagens por homicídio e três por tráfico de drogas. Os outros presos não tinham passagens pela polícia.