A Polícia Militar fez a primeira grande apreensão de maconha em 2008 em Missal, no Oeste do Paraná. Policiais militares do 14.º Batalhão da PM que atuam na Operação Viva o Verão tiraram de circulação, na tarde de quinta-feira (3), perto de 1,8 tonelada de maconha. A droga estava dentro de um caminhão baú com placas de Sapucaia do Sul (RS). O motorista, que viajava sozinho, foi preso em flagrante e os 1.750 quilos da droga apreendidos.
O combate ao tráfico de drogas é uma das prioridades da Secretaria da Segurança Pública. ?Grandes e pequenas quantidades de entorpecente são apreendidas todos os dias no Paraná. O tráfico de drogas é o ponto de partida de diversos outros crimes. Nosso trabalho tem sido no sentido de inibir essa prática?, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
A apreensão foi feita numa estrada secundária da área rural de Missal. De acordo com a polícia, o caminhão seguia em direção a Medianeira. A estrada onde foi feita a abordagem é um caminho alternativo que liga duas rodovias estaduais, a PR-497 que vai de Missal a Medianeira, e a PR-495, que vai de Missal a São Miguel do Iguaçu.
Os policiais relataram que, possivelmente, o motorista do caminhão buscava desviar de postos de fiscalização e, por isso, utilizou uma via rural pouco movimentada. O acusado de tráfico disse apenas que tinha carregado num posto de combustíveis em São Miguel do Iguaçu. Ele não disse onde a maconha seria descarregada e nem se tinha sido contratado para o transporte da droga. A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Civil em Medianeira, para onde o preso e a droga foram levados.