A equipe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) investiga uma mulher que aparece em imagens de agências bancárias, fingindo que quer ajudar os clientes para, na verdade, furtar seus cartões e senhas.

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De acordo com o delegado Vinicius Borges Martins, ela faz parte de apenas uma, das várias quadrilhas que agem de formas diferentes, mas com a mesma intenção. “Em alguns casos, os golpistas oferecem ajuda para descobrir a senha dos correntistas ou para levar o cartão das vítimas e colocar outro no lugar”, conta.

Outras quadrilhas utilizam equipamentos que são colocados em horários de pouco movimento na parte externa dos caixas e que parecem originais. Existem os “chupa-cabras” que mandam para uma central da quadrilha todos os dados do cartão e existem outros que apenas travam o cartão na máquina. Quando o cliente sai para procurar ajuda, os golpistas destravam o equipamento e furtam o cartão.

Foi o que um cliente encontrou por volta das 18h30 de terça-feira (29), no caixa eletrônico de um supermercado na Avenida República Argentina, no Água Verde. Ele desconfiou do caixa assim que seu cartão ficou preso, achou estranho o número de telefone para atendimento da empresa responsável e avisou a polícia. A máquina acoplada ao caixa eletrônico foi apreendida e as imagens do circuito de segurança do mercado já são analisadas por investigadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

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“Já registramos outros casos em que os clientes ligam para pedir informações nestes números, deixados nas máquinas pelos ladrões, e repassam dados pessoais como CPF, RG e até a própria senha do cartão, achando que estão falando com funcionários do banco quando, na verdade, estão fornecendo dados para a quadrilha”, afirma Vinícius Martins.

Com o cartão da vítima e outras informações dele em mãos, os ladrões fazem saques e compras de alto valor em pouco tempo, geralmente antes das vítimas conseguirem ligar para a verdadeira central de atendimento para solicitar o bloqueio do cartão. Por mês, pelo menos quatro casos de golpistas que fingem que querem ajudar para roubar informações são registrados na DEDC.

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Os boletins de ocorrência sobre golpes com aparelhos que travam o cartão ou “chupa-cabras” são mais raros. Para evitar ser a próxima vítima, é importante que todos neguem ajuda de estranhos perto de caixas eletrônicos, que nunca repassem suas senhas por telefone e que não se separem do próprio cartão por nem um minuto.

Assim que perceber que o cartão foi trocado ou roubado, a vítima deve imediatamente ligar para o telefone oficial do banco, informado na parte de trás dos cartões, nas agências ou no site das empresas, para comunicar o crime e exigir o bloqueio.

Se desconfiarem de qualquer coisa, os clientes podem avisar a Polícia Militar, através do telefone 190, e a DEDC no (41) 3261-6600.