Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, em operação conjunta com fiscais da Receita Estadual, desmantelaram um grande esquema de sonegação de impostos de combustíveis. Quatro motoristas foram presos, 81 mil litros de álcool e 35 mil de gasolina foram apreendidos, bem como quatro caminhões. Robson de Souza Reis, 33 anos, Paulo César Marques da Silva, 29, Genilvaldo Marques da Silva, 35, e Oséias Custódio Teixeira, 38, foram presos por uso de documento falso e crimes contra a ordem econômica. Os três primeiros também irão responder por estelionato.

O delegado Agenor Salgado, titular da especializada, informou que a sonegação de impostos ultrapassa R$ 50 mil, pelos levantamentos da Receita. “Há uma quadrilha que montou uma empresa chamada Europetro Distribuidora de Petróleo, em Paulínia (SP), para fornecer notas fiscais e deixar de recolher impostos”, ressaltou Salgado. “Eles carregam os caminhões no Norte do Paraná, desviam pelo Estado de São Paulo e depois entram no nosso Estado através da BR-116, como se realmente tivessem vindo de São Paulo. Assim deixam de recolher impostos, que somam milhões de reais.

Prisão

Às 16h de terça-feira, fiscais da Receita Estadual do Posto de Tijucas do Sul, na BR-376, pararam três caminhões-tanque Mercedes-Benz para vistoriar. Eles desconfiaram da procedência do combustível e avisaram policiais da Delegacia de Estelionato. “Os três caminhões pertencem a Reginaldo Cláudio Siquela. Foi ele quem contratou Robson e os irmãos Paulo e Genivaldo para transportar as cargas de álcool”, salientou o policial. Os motoristas confessaram que carregaram os caminhões na cidade de São Carlos do Ivaí (PR), na Usina Coopara. Depois, orientados por Reginaldo, apanharam a nota fiscal em um posto de gasolina em Maringá, que foi entregue por um motoboy. Reginaldo ainda mandou seus funcionários seguirem viagem por Porecatu (SP) e irem para Santa Catarina via BR-116. O destino do álcool era as cidades de Jaraguá do Sul, Florianópolis e Schroeder.

Outro

Coincidentemente, às 17h foi apreendido o Scania, placa AMG-6700, que transportava 30 mil litros de gasolina, também com notas da Europetro Distribuidora, no Posto da Receita Estadual da BR-116, próximo ao Clube Santa Mônica. “Os fiscais desconfiaram que a gasolina era adulterada. Nossos policiais foram até o local e apuraram que na verdade o crime era sonegação de impostos”, ressaltou Salgado. O policial disse que o motorista Oséias Custódio Teixeira negou qualquer envolvimento com a fraude.

continua após a publicidade

continua após a publicidade