Catorze pessoas foram detidas na região do Jardim Interlagos, em Cascavel, Oeste do Estado, durante a operação preparatória para a instalação da primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) do interior. Nesta sexta-feira (19) , quando a Polícia Militar entrou no local para a chamada operação de “congelamento”, foram abordados 119 pessoas, 32 veículos e oito locais (praças e bares). O balanço leva em conta as ações realizadas até as 18 horas. A UPS será formalmente instalada na próxima terça-feira (23), com a presença do governador Beto Richa.
Das 14 detenções, doze aconteceram nos dias anteriores, como resultado do trabalho de inteligência realizado na região, e duas nesta sexta-feira: a de uma mulher de 27 anos, flagrada com seis gramas de maconha, e de um homem de 24 anos encaminhado a uma delegacia por adulteração do chassi de uma motocicleta. A PM também cumpriu 24 mandados de busca e apreensão no Jardim Interlagos, Brazmadeira e Floresta.
Antes da entrada da operação da Polícia Militar no bairro Interlagos – uma das áreas com maior índice de criminalidade no município –, o 6º Batalhão da PM, responsável por Cascavel, já estava atuando na área por meio do Serviço Reservado. Das 12 detidas no período, quatro foram detidos por tráfico de drogas, dois adultos e dois adolescentes foram encaminhados por porte de arma de fogo, outra pessoa foi presa por posse de arma de fogo, uma por roubo, outra por porte de entorpecente. Um adolescente também foi encaminhado por porte de entorpecente.
A PM também lavrou nesta sexta-feira um flagrante, um Termo Circunstanciado, quatro autos de infração de trânsito (multas) e apreendeu dois veículos. “A redução no número de detenções após a entrada da PM na região já era esperada, tendo em vista o trabalho de inteligência realizado na primeira etapa. Agora, a tranquilidade deve tomar conta da área, como ocorre em bairros de Curitiba que receberam este tipo de ação”, disse o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, designado pelo comando da PM para liderar a operação de implantação da UPS Jardim Interlagos.
Congelamento
A operação de “congelamento” do Jardim Interlagos começou às 6 horas da manhã de sexta-feira, sob a coordenação do 5º Comando Regional da PM, sediado em Cascavel. A operação envolveu mais de 100 policiais militares e oito policiais civis e segue até a terça-feira (23/10), quando a base fixa será instalada oficialmente, na Avenida Interlagos, nº 1.073, no Jardim Interlagos.
Segundo o tenente-coronel Nerino, ficarão no local, a exemplo do que acontece nas UPSs de Curitiba, 30 policiais capacitados em policiamento comunitário. “Eles trabalharão junto à população realizando visitas, cadastrando moradores e fazendo levantamento sobre as necessidades da comunidade para que políticas públicas sejam implementadas com o apoio da prefeitura e outros órgãos ou instituições interessadas”, afirmou. Também devem ser utilizados no local motos, cavalos e cães de faro do 6º Batalhão da Polícia Militar.
A escolha da área para a instalação da UPS em Cascavel se deve aos índices de criminalidade registrados no local. “De acordo com os dados do 6º Batalhão, a taxa de homicídios na área que receberá o projeto é de 173,7 por 100 mil habitantes. No ano passado foram registrados pela PM e este ano, até agora, mais 12. Por isso, a região norte de Cascavel foi escolhida”, relatou o coronel. O Jardim Interlagos possui 12.664 habitantes.
Participaram da operação pela Polícia Militar, policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar – Choque de Cascavel, Canil, Cavalaria, Radiopatrulha e Serviço Reservado, além de ef,etivos do 5º Comando Regional, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), enviados de Curitiba para dar apoio.