O grupo preso por policiais militares durante uma blitz na segunda-feira, se revelou uma quadrilha de assaltantes, que há meses aterrorizava os comerciantes dos bairros Bom Retiro, Vista Alegre, Abranches e Boa Vista. Luiz Ricardo Rodrigues da Silva, o ?Rick?, 18 anos; Ronaldo Justino Xavier, o ?Rato?, 20; Leandro Luiz Ferreira, o ?Lei?, 19; Isaías Barbosa dos Santos, o ?Abuda?, 21, e Ronaldo Alves de Lima, 34 -apontado como líder do bando – são acusados de praticar pelo menos nove assaltos.
Na segunda, os cinco e mais dois irmãos ocupavam um veículo, quando foram abordados por policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Com Luiz Ricardo, Ronaldo Justino e Leandro foram encontrados revólveres, o que lhes rendeu prisão em flagrante por porte ilegal de arma. Os outros foram levados apenas como suspeitos ao 3.º Distrito Policial.
De acordo com o delegado Carlos Alberto Castanheiro, a partir da prisão de parte do bando, os policiais começaram a investigar seus componentes e descobriram a participação deles em vários roubos. Isaías e Ronaldo Alves, que eram tidos como suspeitos, também tiveram as prisões decretadas.
?Já desconfiávamos que eles faziam parte de uma quadrilha. Porém, não agiam apenas em grupo, pois também faziam assaltos sozinhos?, disse o delegado.
De acordo com as investigações, Luiz Ricardo participou do roubo a um restaurante, no horário do jantar, onde foram rendidos 29 clientes. Todos tiveram os pertences roubados. Em outro assalto, praticado em um serv-car, os criminosos levaram um veículo Kia Sportage, que foi recuperado com as prisões dos assaltantes. Com eles, ainda foram encontrados aparelhos de DVD, toca-CDs, celulares, televisores e um talão de cheques.
No começo eram sete detidos
Giselle Ulbrich
O tenente Paulo Roberto, da Companhia Tático Móvel (Cotamotran), do BPTran, contou que sua equipe deteve o grupo na Rua Nilo Peçanha, no Pilarzinho, por volta das 15h30, em um Fiat Prêmio. O condutor do carro não obedeceu à ordem de parar e fez menção de furar o bloqueio, mas foi obrigado a parar. Segundo o policial, no veículo, estavam além dos acusados de pertencer à quadrilha, os irmãos Marcos, 27 e Marcelo da Silva Sales, 22, que já foi detido por roubo.
O grupo estava com dois revólveres calibre 32 e outro calibre 38, além de dois aparelhos de CD automotivos, R$ 255 em dinheiro e três molhos de chaves de veículos, que eles não souberam explicar a procedência. O Prêmio pertencia a um dos detidos.