Polícia desarticula outra quadrilha em Tamandaré

A ação das polícias civil e militar apanhou quatro acusados de integrar uma quadrilha responsável por vários assaltos em Almirante Tamandaré e municípios vizinhos. Dois dos presos confessaram ter participado diretamente do roubo contra um supermercado na Rua São Lucas, Jardim Monte Santo, quarta-feira à noite.

Conforme apurou a delegacia da cidade, quatro homens estacionaram um Chevette perto do estabelecimento às 19h40 de quarta-feira. Um deles rendeu o açougueiro, que preparava-se para ir embora, e tomou-lhe de assalto um Fiat Uno branco. Outros dois entraram armados no mercado – o primeiro rendeu os fregueses e o segundo o gerente. Ao todo, levaram cerca de R$ 5 mil em dinheiro, cheques e vales-alimentação. O quarto integrante aguardava no volante do Chevette, que seguiu o Uno roubado.

Na Rua Domingos Escudato, os fugitivos cruzaram com três viaturas da PM que vinham em socorro às vítimas. Um dos carros policiais deu meia-volta e passou a perseguir o Chevette e o Uno. Pouco à frente do Terminal Rodoviário de Tamandaré, o Uno parou. Vânder de Jesus Correia, 35 anos, foi capturado quando tentava entrar no Chevette. Um garoto de 17 anos fugiu para o meio do mato. O terceiro ocupante, identificado como Neuri Castanharo, embarcou no Chevette e desapareceu.

Vânder, que forneceu à PM o nome falso de Isaías Maess, era foragido da cadeia de Rio Negro, onde cumpria pena de 9 anos e meio por furto e tentativa de homicídio. Ele confirmou ter sido o responsável pela rendição e roubo do proprietário do Uno. Com base nas informações prestadas por ele, os investigadores Crippa e Turman estiveram numa casa na Rua Jacob Lovato, Jardim Itaú, em Itaperuçu. “Naquele local, a quadrilha costumava se reunir para planejar os assaltos”, afirmou o delegado de Tamandaré, Germino Marques Bonfim Filho.

Menor

Em frente à residência, os policiais encontraram o garoto de 17 anos, armado. Ele confessou ter sido um dos autores do assalto. Ao lado dele, estava Eliandro, 21 anos, que acabou detido com um revólver calibre 38 furtado. “Eliandro tinha em sua carteira dinheiro e vales provenientes do assalto. Por isso, foi autuado por formação de quadrilha”, afirmou o delegado. A dona-de-casa Helena, 45 anos, amásia de Vânder e que estava dentro da residência, também foi levada para a delegacia. “Uma auxiliar nossa a revistou e encontrou com ela dinheiro e vales”, contou o delegado. Por conta disso, a mulher também foi detida e autuada por formação de quadrilha.

Ela disse que não sabia do assalto, e alega que o dinheiro lhe pertencia. Eliandro também negou envolvimento com a quadrilha. “Só estava junto na frente da casa. O vale que encontraram foi meu irmão quem me deu”, disse o rapaz, acrescentando que trabalha como pedreiro e pintor. Vânder afirmou que ambos não tiveram relação com o roubo. Ele confirmou a participação dele próprio e do menor.

O delegado investiga a informação de que Vânder seria responsável por vários assaltos a estabelecimentos comerciais em São José dos Pinhais, os quais ele nega. “Apuramos ainda a participação dele e dos outros em vários roubos a mercados e mercearias de Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu”, disse Germino, que solicitou a prisão preventiva de Neuri Castanharo e de Carlos Nogueira, que teria dirigido o Chevette no assalto ao mercado. Este último seria fugitivo da cadeia de Foz do Iguaçu. Com um deles estaria a maior parte do valor roubado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo