O Departamento da Polícia Civil participou, no último final de semana, do Mutirão da Cidadania, no pátio do Santuário de Santa Rita, no Hauer, em Curitiba. Participaram do evento a Assessoria de Relações com a Comunidade, que confeccionou Boletins de Ocorrências (BOs) em casos de perda e extravio de documento; o Instituto de Identificação do Paraná que fez carteiras de identidade para a população.
Além do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde, Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) que distribuíram panfletos explicando para a sociedade quais são suas funções específicas.
“Entre panfletos e cartilhas de prevenção contra a violência envolvendo menores, que nós conseguimos graças a uma parceria com a Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamentos às Violências contra Crianças e Adolescentes, foram cerca de 2,5 materiais de informação distribuídos”, explicou o investigador Valdir de Córdova Bicudo, chefe da Assessoria de Relações com a Comunidade.
Bicudo destacou que, por determinação do delegado-geral, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, a Polícia Civil deve cada vez mais interagir com a população. “O cidadão paranaense tem que sentir que a Polícia Civil, que em 2013 completa 160 anos, está cada vez mais próxima e prestativa”, explicou Bicudo, destacando que a população foi absurdamente receptiva à ideia de ter a Polícia Civil próxima.
“Estamos aqui para esclarecer como funcionam as coisas, quem as pessoas devem procurar na hora que precisarem. Muitos por exemplo na sabiam que o Nucria cuida de crianças e adolescentes vítimas e que a Delegacia do Adolescente cuida dos menores infratores”, contou Bicudo, destacando que os mesmo serviços serão prestados no Mutirão da Cidadania que ocorre em Ribeirão Claro, no próximo fim de semana.