O Conselho da Polícia Civil definiu regras para os policiais que serão cedidos ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público. Quem for para o Gaeco terá que ser estável e não estar respondendo sindicância ou processo administrativo disciplinar tampouco processo criminal.

continua após a publicidade

O policial civil que quiser trabalhar no Gaeco deve também possuir, preferencialmente, formação técnica específica em Direito, Administração, Economia ou Contabilidade. Para ser transferido o policial civil deve demonstrar interesse em cooperar com o Gaeco, de forma expressa, à sua chefia imediata que encaminhará análise ao delegado-geral. Para que ocorra transferência o policial também deve se inscrever no Banco de Permutas instituído junto ao Grupo Auxiliar de Recursos humanos (GARH). O policial civil só será cedido ao Gaeco por no máximo dois anos.

Nos próximos dias serão feitas as trocas dos policiais civis cedidos aos Gaecos de Guarapuava, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

continua após a publicidade