Pelo menos 30 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram presos na noite de domingo, no município de Reserva do Iguaçu, na região de Guarapuava. Os sem terra foram detidos, acusados de porte ilegal de arma, após serem abordados por homens da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar.
Foram apreendidas nove armas de fogo, das quais três eram espingardas de grosso calibre. Além do armamento, os sem terra portavam facões, bandeiras e uma caixa de fogos de artifício.
Segundo a PM, policiais abordaram os sem terra quando faziam um patrulhamento na região para averiguar denúncias quanto a possíveis invasões em fazendas nas proximidades. Os policiais teriam avistado várias pessoas em alguns veículos em atitude suspeita. Alguns suspeitos saíram correndo para um matagal.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar, o grupo já se preparava para efetivar uma invasão na localidade de Vila Nova. Os sem terras presos foram encaminhados à 14.ª Subdivisão Policial de Guarapuava.