O suspeito de pelo menos 11 assassinatos, cometidos nos últimos dois meses, foi preso na tarde de segunda-feira, por policiais delegacia de São José dos Pinhais. Paulo Monteiro, 32 anos, era procurado pela polícia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das mortes, ele é acusado de roubos e de ligação com o tráfico de drogas nos três Estados. Paulo negou as acusações.
O delegado-chefe da delegacia de São José dos Pinhais, Osmar Dechiche, disse que Paulo praticou vários roubos e cobrava dívidas de viciados, para traficantes. “Quem não pagava, a pena era a morte. Em dois meses ele teria executado quatro pessoas, todas viciadas em crack. Outras sete mortes são investigadas e dependem somente de resultados de perícias e confronto balístico para comprovar se foram realmente cometidas por ele”, explicou o delegado.
Rota
Segundo a polícia, em 2007, depois de matar duas pessoas em São José dos Pinhais, Paulo fugiu para o Rio Grande do Sul, onde praticou vários roubos. Em seguida, em Blumenau (SC), ele teria roubado uma loja de roupas, e, na fuga, foi preso.
“Ele foi condenado a 12 anos de prisão. Depois de dois anos e meio, ganhou benefício, saiu da cadeia e nunca mais retornou” A prisão aconteceu quando Paulo foi visto por investigadores, em um BMW preto, no Rio Pequeno. Na hora da abordagem, ele tentou fugir com o carro, mas foi logo em seguida foi preso.
Com ele, foram apreendidos dois revólveres calibre 38, com numeração lixada, uma carteira de identidade falsa, e o veículo BMW, tomado em assalto sábado, no Portão, em Curitiba.