O Nurce (Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos) prendeu, na tarde de quinta-feira (21), em Umuarama, Noroeste do Paraná, o paraguaio Florentine Berchtold Schneeder, 34 anos, conhecido por ?Polaco? ou ?Tino?. Schneeder é suspeito de ser um dos líderes da quadrilha paraguaia, que comandava roubo de caminhões, camionetes e carros, no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A quadrilha foi desmantelada em 2006, durante a Operação Comboio, quando foram presas 21 pessoas.
Schneeder, de acordo com a polícia, foi preso quando chegava a uma clínica médica. Segundo o delegado-titular do Nurce de Cascavel, Carlos Reis, Schneeder é sócio de Claudiomir José da Silveira, conhecido como ?Mano?, que é foragido da Justiça brasileira. Ele teria assumido a liderança do grupo, depois da Operação Comboio. Schneeder teria iniciado um novo recrutamento para praticar novos assaltos.
?Parte dos comandados da quadrilha de Schneeder já estão presos, Diversas vezes ele escapou das ações da polícia e cruzava para o Paraguai?, disse o delegado. Além de roubo de caminhões e veículos, Schneeder mantinha rede de tráfico de armas pesadas, do Paraguai para o Brasil e também, de drogas que eram trocadas pelos veículos roubados. O Nurce estima que quadrilha de Schneeder tenha causado prejuízos de mais de R$ 25 milhões.