Polícia captura foragido da Justiça em Matinhos

A Polícia Militar já prendeu oito pessoas que tinham problemas com a justiça e estavam circulando pelo litoral paranaense nesta temporada. A última detenção ocorreu na noite de sexta-feira, durante uma blitz no bairro Mangue Seco, em Matinhos. Ao chegarem numa lanchonete para a abordagem aos freqüentadores do local, os policiais militares integrantes da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone) do 9.º Batalhão da PM, de Paranaguá, prenderam Silvano Quintino dos Santos, 30 anos, que tinha mandado de prisão em aberto e é acusado de tráfico de drogas.

De acordo com o aspirante a oficial da PM Eduardo Moreira da Silva, nas blitze que estão sendo realizadas em dias e horários aleatórios, tanto à noite quanto durante o dia, têm sido possível localizar essas pessoas. Ele lembra que a prisão de Silvano é apenas um exemplo dos resultados positivos das operações que iniciam com a revista pessoal às pessoas em bares e lanchonetes. “Só com a revista pessoal é que conseguimos atingir este objetivo. Por isso pedimos a colaboração de todos nesta hora”, comentou o aspirante Eduardo.

Ele explicou que, quando os policiais que participam da ação desconfiam da atitude de um suspeito pela forma como ele reage à abordagem, é feita a verificação dos dados. “Em quase todos os casos estamos diante de alguém que não deveria estar nas ruas levando intranqüilidade para a população”, disse. É por esse motivo, lembrou ele, que a Polícia Militar pede que as pessoas não se sintam constrangidas quando estiverem num local e for solicitado que passem pela revista. “É preciso que todos saibam que isso é feito para a segurança de todos”, afirmou.

Latrocida

A revista pessoal, conforme a PM, é a maneira mais eficiente de saber se alguém está portando drogas ou armas. É assim também que as pessoas mostram sua documentação e, em caso de necessidade, os policiais verificam no banco de dados se existe alguma pendência judicial. Foi a revista pessoal que possibilitou aos policiais do Batalhão Florestal prenderem, na Ilha do Mel, Marcelo Pereira Ortiz, 28 anos, que estava com a prisão temporária decretada pela comarca de Xambrê, e é acusado do latrocínio do pai de um procurador de justiça do Estado de Rondônia.

Drogas e armas

Em quase todas as abordagens feitas pela Rone em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá, têm sido apreendidas pequenas quantidades de droga e os usuários são encaminhados para o juizado especial criminal para lavratura do termo circunstanciado. Nas operações especiais da PM também estão sendo recolhidas armas que estão circulando com irregularidades como numeração raspada ou falta de documentação. Conforme a PM, a apreensão de drogas e armas contribui para a diminuição dos índices de violência e criminalidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo