Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) – Núcleos de Foz do Iguaçu e Cascavel, com apoio de policiais da Divisão de Curitiba – apreenderam 10,1 quilos de cocaína, 5,7 quilos de crack e 9,5 quilos de maconha, em cerca de 24 horas. A Operação Braço Forte começou na manhã de terça-feira (30) e terminou na manhã desta quarta-feira (01), na região de Foz. Dois suspeitos foram presos e um adolescente, aprendido.
Segundo o delegado-chefe do Núcleo de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas de Foz, Renato Coelho de Jesus, a operação foi realizada em continuidade às investigações da Denarc.
“Na última semana, a Operação Caminhos Secundários, na região de Cascavel, apreendeu quase meia tonelada de maconha e descobriu nova tática utilizada por traficantes: a de utilizar mulheres e adolescentes para transportar a droga. Ao saber desta nova maneira de distribuir a droga, fomos investigar a região de Foz para verificar se essa tática também estava sendo utilizada aqui”, explica o delegado.
A primeira apreensão da Operação Braço Forte aconteceu por volta das 11h de terça-feira (30), quando uma equipe de policiais prendeu em flagrante Luana Ledesma Pacheco, 21 anos, em um ponto de ônibus da BR-277, bairro Vila Pérola, em Foz do Iguaçu.
“A abordagem ocorreu justamente porque sabemos que os traficantes estão recrutando mulheres e adolescentes para transportarem entorpecente por caminhos secundários ou ônibus circulares e intermunicipais”, diz o delegado Renato. Os policiais apreenderam 9,1 quilos de cocaína que estavam em uma sacola dentro da mochila da suspeita.
Poucas horas depois, outra equipe de policiais de Cascavel e Curitiba, abordou na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu um Gol, conduzido por Alex Antunes de Morais, 30 anos. Durante a abordagem, Alex demonstrou insegurança e muito nervosismo, levantando suspeitas.
Nos revestimentos dos bancos dianteiro e tapetes traseiros, a polícia localizou oito tabletes de crack (5,7 quilos) e 1 quilo de cocaína. O suspeito afirmou que teria comprado a droga por R$ 40 mil e que a revenda dos entorpecentes lhe daria lucro de mais de R$ 120 mil.
Já no início da manhã de quarta-feira (01), a polícia apreendeu um adolescente de 16 anos, que estava em um ônibus de viagem com destino a Curitiba. Em sua bagagem, foram encontrados 9,5 quilos de maconha. O garoto foi encaminhado à delegacia do adolescente.
Luana e Alex foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e permanecem recolhidos na Cadeia Pública Laudemir Neves e delegacia de São Miguel do Iguaçu. Os dois podem ser condenados a uma pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão em regime fechado. A polícia continua as investigações para identificar o destino da droga e eventuais compradores.