A investigação sobre um falso médico em Campo Largo, iniciada semana passada, levou à descoberta de novo golpista. Na sexta-feira, Emerson Saraiva, 37 anos, foi preso depois de atender pacientes usando o nome e o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) de um médico de Londrina. Ontem, os policiais da delegacia local divulgaram o nome de um amigo de Emerson que também atuava como falso médico no município. A polícia procura pelo enfermeiro Vanderlei Pereira, 37. O investigador Marcos Gogola não descarta a possibilidade de haver outros falsários atendendo no Centro Médico do município.
Emerson foi liberado na segunda-feira. Os investigadores descobriram que havia outro falsário agindo na cidade. Com documentos em nome de outro médico, também de Londrina, Vanderlei Pereira clinicou em quatro plantões, em novembro. Depois que soube que Emerson tinha sido preso, desapareceu. ?Vanderlei é enfermeiro de formação e trabalha no posto de saúde de Campina Grande do Sul, onde tem ótimas referências. Lá, nunca se passou por médico. Entretanto, já foi preso em 2003 pelo mesmo crime em São Paulo?, contou Gogola.
O responsável pela contratação de outros médicos, em nome da empresa terceirizada, também está na mira da polícia. Ele é suspeito de ter contratado Emerson e Vanderlei mesmo sabendo que eles não eram formados em medicina. A denúncia é que, em troca, ele recebia parte do pagamento que os golpistas recebiam pelos plantões.
A polícia também verifica denúncias contra outros médicos que estariam exercendo irregularmente a profissão. Emerson e Vanderlei foram indiciados por exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.