Cerca de 150 mulheres, a maioria com idade acima de 55 anos, foram pegas de surpresa na tarde de ontem, por policiais civis, jogando bingo. Elas se reuniam numa espécie de salão de festas, nos fundos de uma residência na Rua Joaquim José Pedrosa (via rápida do Santa Cândida), 840, no Cabral. Quatro pessoas – dois funcionários e dois responsáveis pela jogatina – e diversos materiais de bingo foram levados ao 4.º Distrito Policial (São Lourenço). As jogadoras foram liberadas.
O delegado Geraldo Selezinski contou que uma denúncia anônima à Divisão Policial da Capital delatou a atividade ilegal. ?Essa é nossa diversão. Se ficamos em casa, entramos em depressão?, teria dito uma das mulheres aos policiais.
Reincidente
Esta foi a terceira vez que o local foi vistoriado pela polícia, desde setembro. Na primeira ocasião, apenas cadeiras e mesas foram localizadas, não caracterizando qualquer ato ilícito. Em outubro, grande quantidade de cartelas numeradas e pincéis atômicos, usados na marcação dos números, foram encontrados e uma pessoa levada à delegacia, autuada em termo circunstanciado.
Nesta última, dois responsáveis pelo bingo foram detidos e também responderão a termo circunstanciado por exploração de jogos de azar.
Concorrência desleal
Uma das funcionárias detidas, a ?cantadora das pedras?, disse que Curitiba possui mais de 30 pequenos bingos, espalhados por diversos bairros, e que a polícia ter encontrado um deles certamente teria sido denúncia da concorrência.
?Se o bingo daqui tem 10 pessoas a mais que o outro, já é motivo para um bingueiro querer sacanear?, disse a garota, que há dois anos trabalha esporadicamente em outros bingos.
A funcionária se mostra a favor da regularização.
?Cada cliente não gasta mais que 20 ou 30 reais. Por aqui não circula nenhuma imensidão de dinheiro, não é lavagem de dinheiro.
O dono do bingo ganha alguma coisa, nós ganhamos um troco e as senhoras se divertem?, defendeu.
Outra funcionária confirmou a existência de outros bingos. ?Porém há alguns que vão até de madrugada. O bingo se transforma em carteado e outras coisas mais?, disse.