O Comando do Policiamento da Capital (CPC) realizou, na noite desta sexta-feira (14), mais uma Operação Viva a Vida, que foi desencadeada nos bairros Cajuru e Uberaba, em Curitiba, e nos municípios de Pinhais e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Participaram da ação mais de 100 policiais dos 12º, 13º e 20º Batalhões e do Batalhão de Polícia de Transito (BPTran) e Companhia de Polícia de Choque.
A atividade, que é realizada nos finais de semana com o objetivo principal de prevenir os crimes contra a vida, somente nesta sexta-feira resultou em 47 bares visitados, 685 pessoas abordadas e 546 veículos, inclusive motocicletas, vistoriados. “Com este trabalho estamos nos antecipando aos crimes e delitos e, consequentemente, trazendo segurança à comunidade”, afirma o coronel Jorge Costa Filho, comandante do CPC.
Em uma das atividades, denominada “arrastão”, em que os policiais abordam bares, pessoas e veículos, em via pública (rua a rua), e que foi realizada em todas as localidades alvos da Operação, foram vistoriados 73 automóveis e os 47 bares, além de condutores, passageiros, usuários dos estabelecimentos comerciais e pessoas que transitavam nas ruas.
Blitz
Na Avenida Iraí, em Pinhais, o BPTran realizou uma blitz de trânsito, na qual foram abordados 473 veículos, entre carros e motos, e seus respectivos condutores e passageiros. “Nesta ação, dois carros e 23 motocicletas foram retidos, 81 notificações emitidas, dez condutores não estavam habilitados, três menores dirigiam e uma carteira de habilitação foi caçada”, conta o coronel Carlos Alberto Büher, comandante do 20º Batalhão e responsável por esta Operação.
O comandante da equipe da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), da Companhia de Choque, que esteve presente na Operação, tenente Eduardo Pelegrini Staniszewski, avalia os trabalhos como positivos. “O mais importante é a prevenção feita por meio da concentração de policiais em uma área específica, o que reflete na segurança dos moradores e de outras pessoas que não estão, necessariamente, ligadas àquele local”, enfatiza o oficial.
VIVA A VIDA – Criada em agosto do ano passado, a Operação vem trazendo tranquilidade à população dos bairros de Curitiba e municípios da RMC. Os locais que recebem o reforço no policiamento são apontados, de acordo com o coronel Costa, pelo Geoprocessamento – Mapa do Crime, criado pela Secretaria de Segurança Pública.
“Somente a presença do policiamento já inibe a criminalidade e, por isso, agimos, a partir dos levantamentos dos locais com maior incidência, fazendo com que vidas sejam salvas”, ressalta Costa. O levantamento aponta, segundo o coronel Büher, que o maior número de ocorrências de crimes contra a vida envolve pessoas jovens. “Através dos levantamentos concluímos que grande parte dos homicídios está na faixa dos 18 a 25 anos”, diz.