Para prevenir o uso de drogas e disseminar a cultura da paz, pelo menos oito policiais militares desenvolvem atividades lúdicas e recreativas, para jovens e adultos, no litoral do Paraná.

continua após a publicidade

De quarta a domingo, estes policiais percorrem Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná levando o teatro, shows musicais, pinturas de rosto e fotos, postadas no site do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A ideia, desenvolvida pela Patrulha Escolar Comunitária e pelo Proerd, foi batizada de Projeto Pró-Verão Social. O coordenador dos trabalhos, tenente Eliéser Antônio Durante Filho, conta que o principal objetivo é a prevenção contra as drogas, (com base na filosofia da Polícia Comunitária, que busca estar mais próxima dos cidadãos) mas todas as atividades mostram o policial militar mais humano, sensível e acessível para a população.

“Todas as atividades, como o teatro de fantoches e os shows, trazem mensagens positivas e estão focadas no tema prevenção às drogas e paz, senão seriam apenas recreativas”, explica.

Resultado

continua após a publicidade

Por ser a primeira vez que o projeto é desenvolvido, os policiais estão satisfeitos. “A receptividade tem sido surpreendente, pois famílias inteiras são atendidas. E, de certa forma, estamos tirando aquela imagem negativa do policial, de opressão”, comenta.

Em duas semanas de desenvolvimento do projeto, o Pró-Verão Social já desenvolveu mais de seis mil atividades. A ideia é continuar nos próximos anos, dando continuidade aos trabalhos.

continua após a publicidade