Um policial militar, que não teve o nome divulgado, lotado no 20.º Batalhão, foi preso por policiais do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) na sexta-feira (10), no Boqueirão. Ele é suspeito de se passar por policial civil do Nurce, cobrar propina e levar mercadorias como pagamento, para que os empresários não fossem multados. Segundo a investigação, mais de 20 comerciantes foram vitimas do golpe.

continua após a publicidade

O delegado Cassiano Alfiero disse que, quando estava no estabelecimento, o policial simulava conversas por telefone com outros investigadores, inclusive com delegados lotados na unidade, para dar veracidade à situação. “Ele fazia isso para que o empresário se sentisse acuado e pagasse a propina solicitada”, contou o delegado. Uma vítima procurou a polícia e fez a denúncia, depois de entregar dinheiro e mercadorias ao PM.

Desde o início do ano, sete policiais civis e sete militares foram expulsos dos quadros funcionais. Na Polícia Civil outros dois policiais civis foram suspensos. No ano passado, foram 23 demissões e 11 suspensões em todo o Estado.

A Corregedoria da Polícia Militar aplicou este ano 167 punições. No ano passado, 39 policiais militares foram excluídos e 43 foram presos, em flagrante ou por mandado. Somente nos primeiros cinco meses do ano 34 já foram presos.

continua após a publicidade

Denúncia

Informações sobre desvios de conduta e irregularidades de policiais podem ser repassadas à Ouvidoria da Segurança (www.ouvidoria. seguranca.pr.gov.br). Para denúncias à Corregedoria da Polícia Civil, o telefone é 0800-41-00-90; e da Polícia Militar, 0800-643-7090.

continua após a publicidade