A Polícia Militar apreendeu cerca de seis armas de fogo por dia durante o feriado de Ano-Novo – entre os dias 31 e 03 – em diversas cidades do interior do Estado. O local com o maior número de apreensões foi Cascavel, atendida pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com 11 armas recolhidas neste período, sendo sete revólveres (calibres 22, 32 e 38), três pistolas (calibres 22, 380 e 7.65) e uma espingarda (calibre 36).
Estas apreensões são resultado da intensificação das fiscalizações nesse período de festas. “Há uma maior preocupação nesses dias, pois o fluxo de pessoas e a movimentação são maiores em todo o Estado. Por isso, a atenção dos policiais é redobrada para fazer mais abordagens e aumentar a segurança de toda a população”, afirma o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Sérgio Filardo. “A PM vem trabalhando em diferentes lugares para que todos os paranaenses tenham maior tranquilidade nas férias”, completa.
Em Toledo, região atendida por policiais do 19º BPM, foram cinco armas apreendidas, sendo quatro revólveres e uma pistola. No sudoeste foram quatro armas recolhidas, além de três em Londrina, duas em Maringá, duas em Reserva, uma em Cornélio Procópio e uma em Marechal Cândido Rondon.
“Tirar essas armas de circulação com certeza contribui para a redução de vários tipos de crimes, como homicídios e assaltos”, ressalta Filardo. A população pode auxiliar no trabalho de apreensões de armas em todo o Estado. “É importante que as pessoas liguem para os telefones de denúncia, como o 190 e principalmente o 181-Narcodenúncia, já que a utilização de armas está diretamente ligada ao tráfico de drogas. Desta forma, o trabalho da PM se torna mais preciso”, ressalta o coronel. As denúncias podem ser realizadas a qualquer momento do dia e não tem a necessidade de identificação.