Recorde

Plantação pode ter cerca de 100 mil pés de maconha

Cerca de 100 mil pés de maconha foram encontrados, na tarde de quinta-feira, em uma fazenda de São José dos Pinhais, e não “apenas” 300, como publicado na edição de ontem. Peritos do Instituto de Criminalística passaram a tarde de ontem avaliando a dimensão de uma das maiores plantações de maconha já localizadas no Paraná. Estima-se que a planta crescia em um espaço de 40 mil metros quadrados, parte dela no meio da lavoura de milho.

A plantação foi achada pela Guarda Municipal em parceria com a Polícia Civil, na Estrada do Avencal, Colônia Murici. O agricultor Antônio Olinek, 38 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. “Sempre trabalhei na terra, e achei que ia ganhar um pouco mais de dinheiro. Depois que meus pais morreram, a gente passou por uma situação difícil. Nunca usei droga”, explicou-se. Com ele ainda foram apreendidas três espingardas, uma calibre 36, outra calibre 28 e uma terceira de chumbinho, além de munições.

Análise

De acordo com a perita Jussara Joeckel, através do exame de corpo de delito a plantação foi caracterizada como ilegal. “Vamos fazer o teste em cada planta através de amostragens, já que a plantação é muito grande. Apenas em um aglomerado tinha 60 mil plantas com 3,10 metros de altura”, afirmou. Na próxima semana, cada planta será retirada e encaminhada a uma olaria para ser incinerada. Para chegar àquele altura, um pé de maconha leva cerca de quatro meses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna