Cerca de 100 mil pés de maconha foram encontrados, na tarde de quinta-feira, em uma fazenda de São José dos Pinhais, e não “apenas” 300, como publicado na edição de ontem. Peritos do Instituto de Criminalística passaram a tarde de ontem avaliando a dimensão de uma das maiores plantações de maconha já localizadas no Paraná. Estima-se que a planta crescia em um espaço de 40 mil metros quadrados, parte dela no meio da lavoura de milho.
A plantação foi achada pela Guarda Municipal em parceria com a Polícia Civil, na Estrada do Avencal, Colônia Murici. O agricultor Antônio Olinek, 38 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. “Sempre trabalhei na terra, e achei que ia ganhar um pouco mais de dinheiro. Depois que meus pais morreram, a gente passou por uma situação difícil. Nunca usei droga”, explicou-se. Com ele ainda foram apreendidas três espingardas, uma calibre 36, outra calibre 28 e uma terceira de chumbinho, além de munições.
Análise
De acordo com a perita Jussara Joeckel, através do exame de corpo de delito a plantação foi caracterizada como ilegal. “Vamos fazer o teste em cada planta através de amostragens, já que a plantação é muito grande. Apenas em um aglomerado tinha 60 mil plantas com 3,10 metros de altura”, afirmou. Na próxima semana, cada planta será retirada e encaminhada a uma olaria para ser incinerada. Para chegar àquele altura, um pé de maconha leva cerca de quatro meses.