Mais de 300 pés de maconha foram encontrados, escondidos na plantação de milho de uma chácara na Estrada do Avencal, Colônia Murici, em São José dos Pinhais, às 15h de ontem.
O agricultor Antônio Olinek, 38 anos, disse que essa foi a primeira safra e que não conhecia muito bem o cultivo, mas que assim que fizesse a colheita, acharia compradores para a droga. Ele foi levado para a delegacia e autuado por tráfico de drogas.
Segundo o delegado Gil Tesseroli, a prisão foi feita por investigadores da delegacia, em parceria com a Guarda Municipal, depois de dois dias de investigação. “Recebemos a denúncia e, quando os investigadores foram verificá-la, confirmaram que, além de uma bela horta e da plantação de milho, o homem também cultivava maconha”, explicou o delegado.
Safra
Na casa onde Antônio mora com o irmão, que trabalha como metalúrgico, foram apreendidas três armas. Uma espingarda calibre 36, uma calibre 28 e uma espingarda de chumbinho, além de munições e cerca de 200 gramas da droga pronta para o consumo.
Antônio disse que essa foi a primeira vez que plantou maconha, que o cultivo levou cerca de quatro meses e que depois que colhesse, não sabia o que ia fazer com a planta. “Sempre trabalhei na terra, e achei que ia ganhar um pouco mais de dinheiro. Depois que meus pais morreram a gente passou por uma situação difícil”, explicou-se Antônio.
O delegado completou dizendo que a perita Jussara Joeckel, do Instituto de Criminalística, analisará amostra da erva apreendida e na manhã de hoje faria a colheita. “Todos os pés de maconha serão arrancados e queimados”.