A Operação Açores cumpriu, na tarde desta quinta-feira (15) um mandado de prisão em Foz do Iguaçu, no Paraná. Sessenta policiais federais estão cumprindo hoje outros 13 mandados de busca e oito de prisão preventiva nas cidades gaúchas de Canoas, Seberi e Frederico Westphalen.

continua após a publicidade

A ação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas, armas e munições, que ingressavam no Brasil pela fronteira com a Argentina e Paraguai para serem comercializadas na região da Grande Porto Alegre e no Vale do Sinos.

Durante oito meses de investigação, iniciada em janeiro de 2011, 13 pessoas foram presas em flagrante e foram feitas apreensões de drogas e armas em Seberi, Ronda Alta, Novo Hamburgo e Porto Alegre, totalizando 507 quilos de maconha, um quilo de cocaína, armamentos de calibre restrito, munições e seis veículos. Muitos dos presos, após serem recolhidos, continuavam no comando do tráfico utilizando telefones celulares de dentro dos presídios.

A apreensão de bens, incluindo veículos e armas, ultrapassa a quantia de R$ 1 milhão. Os presos que utilizavam telefones celulares de dentro dos Presídios serão transferidos para Presídio de Segurança Máxima.

continua após a publicidade

Esta Operação faz parte das atividades da grande Operação da Polícia Federal chamada Sentinela que tem por objetivo a prevenção e repressão de crimes transnacionais, como contrabando, descaminho, tráfico internacional de drogas, armas e munições.