A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (27), uma nova ação contra o crime organizado. Agentes foram acionados para cumprir 54 mandados de prisão temporária expedidos contra suspeitos de integrar uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas.

continua após a publicidade

Balanço parcial da chamada Operação Semilla nesta manhã já contabilizava ao menos 35 presos. Foram apreendidos R$ 68 mil e veículos.

A Justiça Federal também expediu 59 mandados de busca e apreensão. Todos estão sendo cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiânia.

Segundo as investigações, o grupo – formado por brasileiros, sul-americanos e europeus – trazia para o Brasil cocaína proveniente da Bolívia e maconha do Paraguai. A droga era distribuída no Brasil e também encaminhada para a Europa e África.

continua após a publicidade

A PF informou que foram bloqueados pela Justiça contas bancárias e aplicações financeiras ligadas aos investigados, além do sequestro de 20 imóveis, 15 veículos e uma aeronave.

Ainda durante o período de investigações – há um ano -, outras 70 pessoas foram presas em sob acusação de tráfico de drogas – sendo uma delas suspeita de integrar a máfia calabresa, na Itália.

continua após a publicidade

No período, foram apreendidos cerca de 4.327 kg de cocaína, 5.210 kg de maconha, mais de R$ 1 milhão, armas, munições, veículos e uma aeronave, de acordo com balanço da PF.