A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (27), uma nova ação contra o crime organizado. Agentes foram acionados para cumprir 54 mandados de prisão temporária expedidos contra suspeitos de integrar uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas.
Balanço parcial da chamada Operação Semilla nesta manhã já contabilizava ao menos 35 presos. Foram apreendidos R$ 68 mil e veículos.
A Justiça Federal também expediu 59 mandados de busca e apreensão. Todos estão sendo cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Mato Grosso, Ceará e Goiânia.
Segundo as investigações, o grupo – formado por brasileiros, sul-americanos e europeus – trazia para o Brasil cocaína proveniente da Bolívia e maconha do Paraguai. A droga era distribuída no Brasil e também encaminhada para a Europa e África.
A PF informou que foram bloqueados pela Justiça contas bancárias e aplicações financeiras ligadas aos investigados, além do sequestro de 20 imóveis, 15 veículos e uma aeronave.
Ainda durante o período de investigações – há um ano -, outras 70 pessoas foram presas em sob acusação de tráfico de drogas – sendo uma delas suspeita de integrar a máfia calabresa, na Itália.
No período, foram apreendidos cerca de 4.327 kg de cocaína, 5.210 kg de maconha, mais de R$ 1 milhão, armas, munições, veículos e uma aeronave, de acordo com balanço da PF.