A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e do Ministério Público Federal, realizou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro contra o desvio de cargas. Oito pessoas foram presas durante a Operação Dallas, que tem foco no Porto de Paranaguá. Um dos detidos é o ex-superintendente do Porto, Daniel Lúcio de Oliveira de Souza.

continua após a publicidade

Os suspeitos estariam envolvidos nos crimes de apropriação indébita, estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documentos privados, falsidade ideológica, corrupção passiva, advocacia administrativa, corrupção ativa e descaminho. A PF ainda visitou a casa de Eduardo Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião, que também foi superintendente do Porto.

Vinte e nove equipes policiais federais cumpriram desde as primeiras horas do dia mandados de prisão e apreensão em empresas, terminais portuários, residências de investigados e na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). No total, foram expedidos dez mandados de prisão temporária e 29 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Paranaguá.

Investigações

continua após a publicidade

As investigações tiveram início através de denúncias e reclamações há aproximadamente dois anos, quando exportadores reclamaram sobre a falta de cargas nos embarques em navios. Os proprietários do terminal estariam se apropriando indevidamente da retenção técnica, nome dado ao percentual enviado a mais pelos transportadores para cobrir as quebras de operações de armazenagem e embarque de granéis. A sobra de produtos era comercializada ilegalmente.

Funcionários do terminal também estariam envolvidos com a ação, registrando pesos de embarque nas balanças e fazendo a carga voltar ao armazém para ser revendida. A estimativa da Receita Federal é que os desvios possam chegar a 10 mil toneladas de produtos ao ano. Cerca de R$ 8,3 milhões foram desviados somente em soja, entre outros produtos como farelo, milho, açúcar e trigo.

continua após a publicidade

Mais informações na edição desta quinta-feira dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.