Operação Dallas

PF prende ex-superintendente do Porto de Paranaguá

A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e do Ministério Público Federal, realizou na manhã desta quarta-feira (19) uma operação no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro contra o desvio de cargas. Oito pessoas foram presas durante a Operação Dallas, que tem foco no Porto de Paranaguá. Um dos detidos é o ex-superintendente do Porto, Daniel Lúcio de Oliveira de Souza.

Os suspeitos estariam envolvidos nos crimes de apropriação indébita, estelionato, formação de quadrilha, falsificação de documentos privados, falsidade ideológica, corrupção passiva, advocacia administrativa, corrupção ativa e descaminho. A PF ainda visitou a casa de Eduardo Requião, irmão do ex-governador Roberto Requião, que também foi superintendente do Porto.

Vinte e nove equipes policiais federais cumpriram desde as primeiras horas do dia mandados de prisão e apreensão em empresas, terminais portuários, residências de investigados e na sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). No total, foram expedidos dez mandados de prisão temporária e 29 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Paranaguá.

Investigações

As investigações tiveram início através de denúncias e reclamações há aproximadamente dois anos, quando exportadores reclamaram sobre a falta de cargas nos embarques em navios. Os proprietários do terminal estariam se apropriando indevidamente da retenção técnica, nome dado ao percentual enviado a mais pelos transportadores para cobrir as quebras de operações de armazenagem e embarque de granéis. A sobra de produtos era comercializada ilegalmente.

Funcionários do terminal também estariam envolvidos com a ação, registrando pesos de embarque nas balanças e fazendo a carga voltar ao armazém para ser revendida. A estimativa da Receita Federal é que os desvios possam chegar a 10 mil toneladas de produtos ao ano. Cerca de R$ 8,3 milhões foram desviados somente em soja, entre outros produtos como farelo, milho, açúcar e trigo.

Mais informações na edição desta quinta-feira dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna