Na última segunda-feira (8), a Polícia Federal em conjunto com a Força Nacional, Força Samurai, Força Alfa, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, deram início nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazonas a Operação Sentinela, que tem como finalidade a repressão aos crimes cometidos nas fronteiras do Brasil, tais como contrabando, descaminho, tráfico de armas e drogas.
No primeiro dia de operação foram presos quatro homens, acusados pelos crime de tráfico de entorpecentes e uso de documento falso na cidade de Foz do Iguaçu/PR.
Na tarde de ontem, policiais receberam uma denúncia de que um Vectra com placas de Maringá/PR estaria transportando entorpecente. Realizadas diligências na cidade, foi localizado um veículo com as características da denúncia na Avenida Felipe Wandscheer, próximo à Avenida Paraná. O carro foi abordado e durante fiscalização os policiais perceberam que havia modificações na parte dianteira do veículo. Encaminhado até a Delegacia de Polícia Federal, o carro foi desmontado e foi constatada a presença de tabletes de Crack no mesmo. O motorista do Vectra, um homem com 40 anos de idade, residente em Foz do Iguaçu/PR, disse não saber sobre a existência da droga que somou 6.470g (seis mil quatrocentos e setenta gramas).
Durante a noite foi apreendido na Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu/PR, 52 Kg (cinqüenta e dois quilos) de Maconha. Dois homens levariam a droga para a cidade de Americana/SP.
Na seqüência da Operação foi preso um homem flagrado com uma identidade falsa e uma adolescente de 15 anos foi apreendida transportando 5 kg (cinco quilos) de Maconha, que seria entregue em Ribeirão Preto/SP.
Os detidos e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR, para os procedimentos legais.