Durante a Operação Padrão, desencadeada ontem pela Polícia Federal, foram presas sete pessoas em Curitiba e Região Metropolitana acusadas de integrarem uma quadrilha que contrabandeava cigarros do Paraguai. A 1.ª Vara Federal Criminal de Curitiba expediu nove mandados de prisão preventiva, mas até às 18h de ontem dois ainda não haviam sido cumpridos. A polícia também apreendeu vários documentos de contabilidade e bancários para análise, quatro veículos e mercadorias.
A Polícia Federal começou a investigar a quadrilha em maio deste ano. Dois meses depois, apreendeu uma carreta na BR-277 carregada com 500 caixas de cigarro. A quadrilha trazia a mercadoria do Paraguai e distribuía para lojistas da capital e da região. Estima-se que eram contrabandeadas cerca de 1,5 mil caixas do produto por semana.
De acordo com o que a PF apurou até agora, a quadrilha era formada por diversas pessoas que se reuniam numa espécie de consórcio para transportar o cigarro de Foz do Iguaçu para Curitiba em grandes quantidades. O transporte era feito de modo diversificado e incluía ônibus fretados, veículos de passeio adulterados, para aumentar a capacidade de carga, e até carretas. Na capital, a mercadoria era rateada entre eles para a distribuição.
Além dos mandados de prisão preventiva, foram expedidos nove mandados de busca e apreensão. Todos foram cumpridos. Os presos estão sendo acusados de formação de quadrilha e contrabando. Durante a operação foram mobilizados 38 policiais federais de Curitiba.
Mais prisões
Pela manhã, outras três pessoas também foram presas na região Oeste do Estado. Um caminhão carregado com 9.703 pacotes de cigarros, 13 pneus e brinquedos foi detido em uma blitz de rotina da Polícia Rodoviária Federal, no posto da cidade de Santa Terezinha do Itaipu. O caminhão era do tipo graneleiro e a mercadoria estava escondida sob uma lona. O veículo era conduzido por José Aparecido Rosalim Ribeiro, 30 anos, e tinha placa da cidade de Guarapuava.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)