PF desarticula grupo que contrabandeava cigarros

A Polícia Federal deflagrou, ontem pela manhã, operação de combate a uma organização criminosa que atua no contrabando de cigarros falsificados, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Batizada de “Operação Nicotina”, a ação da PF, comandada pela sede em Brasília, se concentrou em Foz do Iguaçu e Guaíra, no Paraná, além de cidades nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Cinco pessoas foram presas, além de diversos documentos e objetos apreendidos.

Em Foz do Iguaçu, foram presos João Cezar Passos e João Celso Minosso. Em Guaíra, a PF deteve Mário Augusto Passos, conhecido como “Guto”. Também foram presos Luís Carlos Rando, na cidade de Eldorado (MS), e Dalton de Paula Freitas Filho, em Ribeirão Preto (SP).

Seqüestro

Além das prisões preventivas e das buscas e apreensões, foi obtida junto à Justiça Federal, em Foz do Iguaçu, a decretação do seqüestro de diversos veículos e aeronaves pertencentes aos envolvidos, sob suspeita de que tenham sido adquiridos com dinheiro proveniente de atividade criminosa.

A quadrilha atuava trazendo cigarros falsos produzidos em fabriquetas de fundo de quintal em Ciudad del Este, Paraguai. Foz do Iguaçu, na fronteira, é porta de entrada da mercadoria no Brasil. A cidade de Guaíra é rota de passagem para carregamento de cargas provenientes de Salto del Guayrá, também no Paraguai, informou a Assessoria de Comunicação da PF.

Organizado

A investigação dos agentes federais aponta para a existência de um grupo altamente organizado, com hierarquias bem definidas, de estrutura semelhante à de traficantes de drogas. Cada elemento da quadrilha tem atribuição definida, dentro do esquema que envolve desde a fabricação até a distribuição e venda dos cigarros falsificados em todo o Brasil. Durante as investigações, foram identificados diversos indivíduos que atuavam como fornecedores de cargas de cigarros para distribuição em vários Estados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo