Dezessete pessoas foram presas hoje, durante a operação Brasiguai, da Polícia Federal, desencadeada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Outros mandados de prisão preventiva serão cumpridos ao longo do dia, segundo a PF, que não divulgou o número total de mandados.
A operação, que durou aproximadamente nove meses, desbaratou uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas com base em Foz do Iguaçu, que já há algum tempo atuava na região da fronteira.
Especializada em cocaína, a quadrilha usava carros de luxo para transportar a droga. Contratavam motoristas bem apessoados e registravam os veículos em seus nomes, para não levantar suspeitas. A droga vinha da Bolívia e era distribuída nas principais cidades das regiões Sul e Sudeste.
Alguns dos investigados, embora presos, continuavam atuando ativamente no tráfico de entorpecentes de dentro dos presídios. Durante as investigações, foram apreendidos aproximadamente 600 kg de cocaína e três mil quilos de maconha, 26 veículos, sendo diversos de alto luxo, e realizadas 24 prisões em flagrante.