A Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR) deflagrou hoje a Operação Água Verde, que desbaratou uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e munições. O grupo criminoso atuava na região da fronteira, tendo como base as cidades de Foz do Iguaçu, Itaipulândia e Missal.
A quadrilha introduzia a droga e as munições, advindas do Paraguai, por meio do Lago de Itaipu, por intermédio de barcos, estocando os carregamentos nas áreas rurais lindeiras ao lago.
Após providenciarem cargas lícitas, os criminosos remetiam grande quantidade de drogas e de munições a outras localidades do país, geralmente ocultas em caminhões, entremeio aos produtos lícitos.
Os policiais do Núcleo de Operações da DPF/FIG/PR investigaram a organização durante aproximadamente dez meses, tendo apreendido, nesse período, mais de 20 toneladas de maconha, 14 kg de crack e 12,5 mil munições de calibres restritos, inclusive de fuzil, com a prisão em flagrante de 15 pessoas.
Por ocasião da deflagração da Operação, estão sendo realizadas 24 prisões preventivas e efetuadas buscas em 19 endereços, em cumprimento a mandados expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal Criminal de Foz do Iguaçu.