A Polícia Federal aprendeu, na madrugada de sábado (11), no Lago de Itaipu, município de Itaipulândia, dois barcos carregados com mercadorias estrangeiras sem documentação que comprovassem a sua regular importação, além de dois veículos em iguais condições, estes, no município de Foz do Iguaçu.
A ação aconteceu quando equipes de policiais federais do DEPOM efetuavam patrulhamento embarcado e puderam observar duas embarcações, de pequeno porte, saírem da margem paraguaia em direção ao Brasil.
A abordagem ocorreu nas proximidades da base náutica da cidade de Itaipulândia, tendo os respectivos pilotos empreendido fuga pela mata ciliar, ante a aproximação dos policiais. Nos dois barcos estavam acondicionados aproximadamente 50 caixas de cigarros e 7caixas de agrotóxicos.
A outra apreensão ocorreu às margens do Rio Paraná, em local denominado “Porto da Eva”, nas proximidades da Avenida Beira Rio, e no “Porto do Dentão”, localizado atrás da Marinha, no município de Foz do Iguaçu, quando foram apreendidos dois veículos que estavam carregados com mercadorias que haviam sido transportadas por via fluvial.
Os dois veículos, um VW/Gol e uma Van, estavam carregados com mercadorias estrangeiras de valores considerados altos, em sua maioria eletrônicos e informática. Estima-se o valor da apreensão em 70 mil dólares americanos.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Receita Federal do Brasil para a contabilização da carga e aferição dos tributos que deixaram de ser recolhidos com a importação ilegal.