Numa operação que durou cerca de oito horas, a Polícia Federal (PF) apreendeu cerca de 2 mil caixas de cigarros contrabandeados no último domingo, em Marechal Cândido Rondon, região oeste do Estado. As mercadorias foram encontradas em dois depósitos nas proximidades do Lago de Itaipu, no distrito de Porto Mendes. O cigarro contrabandeado veio do Paraguai e entrou no Brasil pelo Lago de Itaipu.
Suspeitando que contrabandistas estejam oferecendo dinheiro para agricultores da região armazenarem suas mercadorias, a PF iniciou, ao meio-dia de domingo, uma busca por depósitos em propriedade rurais próximas ao Lago de Itaipu. Num barracão, a PF apreendeu uma carreta de cigarros, prendendo o proprietário da área e o motorista do veículo. Já em outro depósito foram encontradas caixas de cigarro suficientes para encher outras quatro carretas. Mais uma pessoa foi presa.
A carga foi transportada até a Receita Federal de Cascavel, onde seria feita a contagem e, posteriormente, a destruição dos cigarros. Os presos foram ouvidos pela PF e encaminhados à Delegacia Central de Marechal Cândido Rondon, onde estão à disposição da Justiça. Numa estimativa inicial, a PF calcula que o valor total da carga apreendida possa chegar a R$ 350 mil.