A Polícia Federal (PF) em Cascavel apreendeu 174 quilos de cocaína, dentro de uma aeronave no aeroporto de Marechal Cândido Rondon, na manhã de ontem. O piloto Jonas Pires Ribeiro, 50 anos, e o co-piloto, Alberto José Varotto, 35, foram detidos e autuados por tráfico internacional de drogas. O administrador do aeroporto, Eurides Valdir da Silva, 63, foi preso por porte ilegal de arma, um revólver calibre 38 sem registro, que teria sido presente de Jonas. Porém, ele também é investigado pela participação no esquema de tráfico. A cocaína apreendida, com alto grau de pureza, foi avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão.
Há algumas semanas, a PF vinha recebendo denúncias de que aeronaves estavam pousando e decolando em horários pouco comuns, no aeroporto de Marechal Cândido Rondon. Após investigações, os policiais notaram, na tarde de ontem, a chegada do monomotor PT-KFA. Jonas e Alberto desembarcaram e passaram a noite em Assis Chateaubriand, onde mora o piloto. Policiais mantiveram campana no avião, durante toda a noite. Às 11h de ontem, quando a dupla retornou ao hangar para abastecer a aeronave e seguir viagem, foram cercados pelos policiais federais. No monomotor – que tinha a documentação irregular – estava a cocaína, embalada em sacos plásticos. O Golf placa BVA-6357, de Guaíra, possivelmente de Jonas, também foi apreendido.
Até a metade da noite de ontem, piloto e auxiliar estavam sendo interrogados. Um deles confessou que a droga veio da Bolívia, foi pega no Paraguai e seria levada a São Paulo, a uma cidade do interior. O trio e o avião foram levados até a sede da PF, em Cascavel.