Perseguição policial digna de filmes de ação agitou a manhã de moradores do Boqueirão, em Curitiba, nas proximidades do quartel do Exército sediado no bairro. Por volta das 9h de ontem, dois marginais, montados numa motocicleta com alerta de roubo, foram avistados por policiais militares. A partir daí, se sucederam acidente de trânsito, tiroteio, prisão e correria. Eliezer Ferreira de Souza, 29 anos, caiu da moto e foi detido logo em seguida. Já seu comparsa correu duas quadras e entrou no terreno do quartel, dando início a uma desenfreada busca na imensa área de mais de 600 mil metros quadras.
A busca começou quando policiais do 20.º Batalhão avistaram a motocicleta. Ela havia sido roubada na terça-feira da semana passada, no Alto Boqueirão. Moradores locais comentaram que só perceberam o que estava acontecendo quando a motocicleta caiu na esquina da Rua Professor Ary Nogueira dos Santos com a Rua Isabel Bakker, no Boqueirão. ?O motoqueiro ia fazer a curva, mas vinha outro carro em sua direção e ele se assustou, perdeu o controle e derrubou a moto. Logo em seguida, chegou a viatura policial?, descreveu o morador, que preferiu não se identificar.
?Na abordagem, Eliezer foi detido, porém o outro marginal conseguiu escapar?, contou um policial do serviço reservado do 20.º Batalhão. De acordo com relatos de uma testemunha, os policiais teriam efetuado alguns disparos, porém não acertaram o bandido, que entrou na Sede Recreativa do Exército. ?De lá, ele atravessou a Rua Paulo Setúbal e entrou no terreno do quartel?, acrescentou o policial. De acordo com o site do Exército, a unidade, chamada ?Grupo Salomão da Rocha?, ocupa uma área de mais de 600 mil metros quadrados, em um perímetro de 4 quilômetros.
Busca
Assim que o fugitivo desapareceu no matagal, diversas viaturas foram chamadas para ajudar nas buscas. Equipes do Pelotão de Choque da PM (Rone e Canil), da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e do 20.º Batalhão cercaram o quartel. No interior, militares utilizaram tanques na tentativa de localizar o suspeito. No final da manhã, uma operação pente-fino foi realizada, mas o marginal não foi encontrado.
Já Eliezer foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), juntamente com a motocicleta. Segundo o policial do serviço reservado, ele já tinha passagem por receptação em Foz do Iguaçu e estava em liberdade condicional.
Dono reconhece o veículo
Assim que a motocicleta foi encontrada, o dono foi chamado até o local para reconhecer o veículo. O rapaz explicou que era seu irmão quem estava com a moto no momento do assalto.
A vítima chegava em casa quando foi abordada por dois indivíduos armados. No dia seguinte, um vizinho teve o Palio roubado da mesma forma. Após esses episódios, moradores do Alto Boqueirão protestaram contra a falta de segurança.
?Faz tempo que os bandidos vêm aterrorizando na região?, reclamou a mãe da vítima.
?Mas eu tinha certeza que iriam encontrar a moto?, disse a mulher. (MV)