Funcionários do Auto Posto Guiné ficaram, na manhã de ontem, no meio do fogo cruzado entre policiais e bandidos, durante assalto ao estabelecimento localizado na Rua Francisco Kruguer, bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré.
Dos cinco funcionários que estavam no posto e três policiais que foram atender à ocorrência, apenas um soldado foi ferido na mão. Ele foi socorrido e já recebeu alta do hospital.
A Polícia Militar suspeita que a quadrilha é a mesma que, no sábado, roubou R$ 14 mil de uma lotérica localizada no mesmo bairro. Ontem, conforme relato de vítimas, os marginais não conseguiram abrir o cofre do posto e fugiram levando cerca de R$ 300 do caixa da loja de conveniência.
Um frentista contou que o estabelecimento estava aberto há mais de uma hora quando, por volta de 7h30, três homens desembarcaram de um veículo, Golf preto e deram voz de assalto aos funcionários – quatro frentistas e uma mulher que estava caixa.
Um quarto marginal ficou na direção do veículo, preparado para a fuga. Segundo boletim de ocorrência da Polícia Militar, outros dois bandidos teriam participado da ação, mas não foram vistos pelas vítimas.
Enquanto dois assaltantes tentavam abrir o cofre e outro abordava os clientes que paravam para abastecer, uma funcionária conseguiu se esconder no banheiro dos fundos. Ela ligou do seu celular para o telefone de outro posto da rede, pedindo socorro.
Imediatamente, policiais do Policiamento Ostensivo Volante (Povo) foram acionados. Como faziam patrulhamento na região, os soldados Claudino e Jean Paulo e a soldado Hipólito chegaram rapidamente e foram recebidos a tiros.
Os policiais reagiram. No fogo cruzado, o soldado Claudino levou um tiro de raspão na mão. As balas também acertaram vidros e o extintor de incêndio. A viatura da PM sofreu baixa depois de ser atingida por três tiros; um deles quebrou o parabrisa.
Fuga
Sem parar de atirar, os bandidos entraram no Golf e fugiram. Eles foram perseguidos pela viatura, que os perdeu de vista. Depois de abandonar o veículo na Rua Miguel Mafuz, Abranches, o bando se embrenhou num matagal.
O carro foi apreendido na sequencia pelo policiais do 20.º Batalhão da PM e entregue na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Segundo a PM, o Golf ano 2008 foi tomado em assalto na segunda-feira, no bairro Santa Terezinha, em Almirante Tamandaré, e estava com placas clonadas.
No posto de combustíveis, os policiais apreenderam um colete à prova de bala e um rádio transmissor (HT) na frequência da polícia, e carregadores de pistola 9 milímetros, 45 e ponto 40.
Como o colete estava com manchas de sangue, a polícia suspeita que um dos marginais tenha sido ferido. O caso foi repassado para a delegacia de Almirante Tamandaré.
O frentista contou que ele e seus colegas entraram em pânico quando começou o tiroteio. “Foi tudo muito rápido. A gente ficou no meio do fogo cruzado, sem saber o que fazer”, lembrou. Ele disse que trabalha no posto há sete meses e, só nesse período, o estabelecimento foi vítima de pelo menos outros dois assaltos.