O delegado-geral Marcus Vinícius Michelotto ministrou nesta quarta-feira (27), em Pato Branco, no sudoeste do Estado, a aula inaugural do Curso de Formação Técnico Profissional de Investigador de Polícia, do qual participam 68 policiais nomeados do último concurso público.

continua após a publicidade

Trata-se do primeiro curso oferecido pela Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) que acontece de forma descentralizada da capital.  Durante a aula magna, que aconteceu no Auditório do Parque de Exposições de Pato Branco, Michelotto falou da importância da efetivação de policiais bem qualificados.

Em meio a uma contextualização da atuação do policial civil, Michelotto proferiu palavras de incentivo para os policiais que recentemente chegaram à instituição. “Sintam sempre orgulho em saber que fazem parte de um grupo especial, de uma minoria, que pode ostentar com altivez o escudo da gloriosa Polícia Civil do Paraná. Por isso, sempre representem a classe da melhor forma possível”, disse.
 
O delegado-geral também reforçou a política de sua gestão, que prioriza a reestruturação da Polícia Civil e a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos policiais civis.

Para Michelotto a abertura do primeiro curso de formação fora da capital é um marco histórico para a polícia. Além de manter os policiais nas suas regiões, ele lembra que a medida possibilita uma economia de recursos, já que não é preciso viabilizar estrutura física para alojar os alunos, que poderão permanecer junto aos seus familiares.
 
Segundo o diretor da ESPC, Luis Fernando Artigas Júnior, toda a estrutura foi viabilizada em parceria com o poder executivo do município de Pato Branco. “Essa interiorização do curso de formação visa atender a uma recomendação do secretário Reinaldo (de Almeida Cesar, da Segurança Pública), no sentido de expandir a capacidade operativa da Escola de Polícia”, afirma.

continua após a publicidade

O Curso de Formação Técnico Profissional de Investigador de Polícia terá um total de 640 horas. Para o primeiro mês do curso, os alunos, que já haviam passado por aulas práticas dos módulos de Uso de Arma de Fogo e Operação Policial, deverão se deslocar até a sede da ESPC, em Curitiba, onde assistirão as aulas dos primeiros módulos. Na sequência, o curso acontece integralmente em Pato Branco.