Mais seguro?

Passeio Público ganha módulo da Guarda Municipal

Um módulo da Guarda Municipal (GM) foi instalado nesta terça-feira (28) no Passeio Público. Sem local fixo dentro do parque, o módulo deve permanecer por lá até o dia de 26 de fevereiro e funcionará 24 horas por dia. Viaturas também estarão nas proximidades para reforçar a segurança dos frequentadores do local, que é um dos cartões postais de Curitiba.

Nos últimos anos, o Passeio Público, o parque mais antigo da capital, inaugurado em 1887, tem desapontado os curitibanos, já que é considerado perigoso, principalmente à noite. O colunista do Paraná Online, Dante Mendonça, chegou a organizar no ano passado um evento de “de revalorização” do local.

Denúncia

No dia 10 de janeiro, os Caçadores de Notícias denunciaram a falta de cuidado das autoridades com o Passeio Público, que se transformou em ponto de venda e uso de drogas e também local de ação de garotas de programa. Na reportagem, a GM afirmou que não podia agir para coibir a prática da prostituição pelo fato de que ela não é mais tratada como crime. “O ato de exploração da prostituição, uso e tráfico de drogas tem de ser combatidos. Vamos aumentar as rondas na região para evitar qualquer tipo de crime na região do Passeio Público”, disse o Inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da GM.

Já a Polícia Militar, que possui um Núcleo de Atendimento ao Cidadão dentro do parque, disse que cabe à prefeitura já que é uma questão de ação social. E diz também que é um ponto de responsabilidade da Guarda Municipal, por ser um espaço municipal.