O passeio com um carro furtado foi curto para Elton Garcia, 22 anos, e Wagner Soares Fragoso, 24. Eles circulavam tranqüilamente com um Astra que haviam furtado e quando pararam no sinaleiro da BR-116, no trevo do Atuba, foram rendidos por policiais militares do Regimento de Polícia Montada. Os policiais estavam monitorando a dupla há já algum tempo, e como os ladrões circulavam em velocidade normal, os PMs esperaram o momento certo para a abordagem. A prisão aconteceu por volta as 20h30 de quinta-feira. Tanto Elton como Wagner já têm passagem pela polícia pelo mesmo delito, de acordo com a PM.
O furto aconteceu na Rua 24 de Maio, centro, no início da noite de quinta-feira. O proprietário, técnico em refrigeração, esperava pela mulher na calçada, observando o carro a uns 100 metros de distância, do outro lado da rua. "Estava vendo meu carro, então o sinal fechou e quando o trânsito voltou a fluir, ele tinha desaparecido", relatou. O homem tinha acionado o 190 e foi avisado de que seu Astra fora recuperado, antes mesmo de formalizar queixa na delegacia.
O tenente Friesen e os soldados Bales e Kinap, da Ronda Ostensiva Tático Móvel, patrulhavam a região do Atuba, rota freqüente para fuga de ladrões de carros, que os levam para Colombo. "Vimos o Astra trafegando em velocidade normal, na pista sentido a São Paulo. Não precisou perseguí-lo; quando parou no sinaleiro, abordamos o veículo", descreveu o tenente, que encaminhou a dupla à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
Elton assumiu ter furtado o carro, com o uso de uma mixa. "Ia só vender o toca-CD para comprar pedra (crack)", disse. Já Wagner alegou que pegara uma carona com o amigo, no Tarumã. "Ele me convidou para entrar e só depois contou que o carro era furtado", justificou. Os dois moram no Maracanã, em Colombo.