Uma passeata política realizada na véspera da eleição, próxima a delegacia do Alto Maracanã, em Colombo, pode ter contribuído para a fuga de 13 presos, na madrugada de ontem. Os policiais acreditam que em meio a movimentação alguém tenha passado uma serra, pelo solário da delegacia, e os detentos a usaram para serrar as grades do local. Na manhã de domingo dois presos foram recapturados, sendo que 11 continuam foragidos. Segundo o superintendente Job de Freitas a fuga aconteceu em decorrência da superlotação no xadrez, uma vez que 35 homens estão alojados no solário da delegacia e não em celas apropriadas.
De acordo com o superintendente, na tarde de ontem, centenas de pessoas reuniram-se próximo à delegacia, durante uma movimentação política. Em meio a músicas e buzinas, o policial acredita que alguém tenha jogado uma serra pelo teto do solário. “Não há muros, portanto as pessoas tem acesso à delegacia, o que também facilita para os presos fugirem”, contou Job.
Cobertores
A fuga aconteceu por volta das 4h, quando os detentos do solário rasgaram cobertores e lençóis, emendando-os uns aos outros, fabricando uma espécie de corda (chamada “teresa” na gíria policial). Segundo o superintende, os presos amararam esse cordão nas grades do teto para serrá-las. “A estrutura do local é muito frágil, pois é coberto apenas por lona e algumas telhas de Eternit. Só não fugiram todos os homens que estavam ali porque os policiais conseguiram detê-los a tempo”, contou Job, salientando que 35 presos estão detidos no solário porque a delegacia tem capacidade para 16 homens e abriga hoje 72.
Foragidos
Na tarde de ontem a polícia divulgou o nome dos foragidos: Alexandre Mota, Carlos Roberto de Oliveira, Gilberto Santos de Oliveira, Luciano de França, Michel Soares Ribeiro, Meri Faria Santana e Tiago do Nascimento, todos detidos por roubo. Também estão foragidos Daniel Alves Faria, preso por porte ilegal de arma; Fabricio Abreu da Silva, por tráfico de drogas; Marcos Antônio Aggio, por receptação de veículo roubado; e Ricardo Schulhan, por furto.
Na manhã de ontem os policiais conseguiram recapturar Josicler Aparecido da Silva, detido por roubo e Vanderlei Gonçalves de Lima, que tinha mandado de prisão. Os dois homens foram pegos quando estavam próximos de suas casas no próprio município.