Responsáveis pela concessionária Ecovia Caminhos do Mar e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se reuniram, na noite da última sexta-feira, com moradores do Jardim Cristal e da Vila Bonde, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo era discutir a construção de uma passarela de pedestres no quilômetro 71 da BR-277, proximidades do Contorno Leste.
No último dia 24, quando milhares de pessoas que passaram o feriado de carnaval nas praias retornavam para Curitiba, cerca de duzentas pessoas, moradoras daqueles bairros, realizaram um protesto na rodovia impedindo a passagem de veículos por cerca de uma hora e meia. Eles só acabaram com a manifestação diante da presença de um representante da Ecovia.
Acordo
Na reunião, a Ecovia afirmou que a responsabilidade pela construção da passarela é do DER. Sendo assim, o órgão estadual se comprometeu a fazer um estudo sobre a viabilidade da obra.
“Há tempos pedimos por esta passarela”, disse o líder sindical Paulo Pissinini. “São cerca de cinco mil moradores do jardim Cristal e da Vila Bonde que diariamente se arriscam ao atravessar a rodovia. Devido à falta da passarela, já ocorreram diversos acidentes e mesmo mortes na altura do km 71”.
De acordo com a Ecovia, “a passarela reivindicada pelos moradores da região havia sido autorizada pelo DER-PR em dezembro de 2002, mas com a mudança na direção do Departamento, a autorização foi suspensa sob alegação de que a obra causaria desequilíbrio econômico-financeiro no Contrato de Concessão”.
