Parlamentares debatem referendo em conferência

Debate sobre o referendo que definirá a proibição da venda de armas no Brasil abriu, ontem, o segundo dia da 5.ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul (IACP), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Os deputados federais Roberto Freire (PPS/PE), representando a frente do ?sim?, e João Alberto Fraga Silva (PFL/DF), que representa o ?não?, se enfrentaram na discussão que durou mais de duas horas e foi transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa.

O secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, foi o mediador da discussão. ?Esse debate, entre duas reconhecidas autoridades nacionais no assunto, com certeza pode ter sido decisivo para quem estava em dúvida e acompanhou a discussão?, disse Delazari.

Silva embasou sua argumentação dizendo que os últimos dados sobre segurança pública provam que os estados brasileiros não conseguiram diminuir a criminalidade nas grandes capitais com a campanha do desarmamento. ?O que querem é nos tirar o direito de defesa. O governo não consegue defender o cidadão e não tem o direito de tirar a única chance que ele tem de se defender?, enfatizou.

Freire defendeu sua posição argumentando que é preciso buscar uma sociedade cada vez mais justa e humanista. ?Já estamos evoluindo ao debater com a população esta questão. Estamos discutindo aqui que tipo de sociedade queremos ter: aquela em que predomina o direito de todos andarem armados, e então voltaremos à idade da pedra, ou aquela para a qual a sociedade já está caminhando, que prima por uma visão mais humanista. A segurança da vida é um bem coletivo e a segurança pública é a ferramenta moderna para garantir isto?, disse.

Freire citou o exemplo do governo Miguel Arraes, em Pernambuco, aplicado em 1990. ?Os índices de criminalidade em Pernambuco eram altíssimos e o governador decretou uma zona de exclusão de armas, que se transformou na região com indicadores quase zero de criminalidade?, relatou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo